Agilidade e segurança em casos de emergência médica
O Pronto-Atendimento em Contagem funciona 24 horas, todos os dias da semana, com capacidade para receber 700 pacientes diariamente, em uma estrutura de 17 consultórios e 22 leitos de observação, sendo sete pediátricos.
Ao chegar, o paciente é acolhido por um profissional qualificado, que prioriza o atendimento, definindo a especialidade indicada e a gravidade do caso. Para garantir um tratamento adequado, a equipe é composta por especialistas em várias áreas:
- Clínica Geral
- Cirurgia Geral
- Ortopedia
- Pediatria
Classificação de Risco
O Pronto-atendimento adota a Classificação de Risco para atendimento. Trata-se de um processo dinâmico de identificação dos clientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. A adoção da classificação de risco agiliza o atendimento de casos mais graves, contribuindo para priorizar a assistência e salvando vidas.
Entenda melhor como funciona o atendimento por classificação de risco:
-
Emergência
Paciente precisa de atendimento imediato, pois existe risco de morte.
-
Muito urgente
Paciente precisa de atendimento rápido.
-
Urgente
Paciente necessita de atendimento, mas ele não é considerado de emergência e pode aguardar o atendimento dos casos mais graves.
-
Pouco urgente
É o caso menos grave, de pacientes que precisam de atendimento médico, mas poderiam ser assistidos no consultório.
-
Não urgente
É o caso de menor complexidade e sem ligação com problemas recentes. Preferencialmente, deve ser acompanhado no consultório médico.
-
Aguarde chamada
Indica que a classificação de risco não está sendo realizada e deve-se aguardar a chamada do profissional de saúde.
Você sabia?
Urgência e emergência não tem o mesmo significado. Uma situação de urgência é aquela que requer assistência médica imediata, com ou sem risco potencial de morte. Quando há ameaça iminente à vida ou sofrimento intenso, havendo necessidade de tratamento médico imediato, trata-se de uma emergência.
Saiba mais
Quando procurar o Pronto-Atendimento?
O Pronto-Atendimento deve ser utilizado apenas nos casos de urgência e emergência, ou seja, mediante imprevistos. Se a situação não é de gravidade imediata, procure seu médico de confiança, que pode acompanhar o seu histórico clínico. Importante: não adie a consulta até que o mal-estar esteja insuportável. Com a saúde não se brinca.
Agendamento On-line: O cliente pode marcar suas consultas médicas pela internet.
A Marcação de consultas também pode ser feita pelo telefone 4020-4020.