A Unimed-BH > Transparência > Política de Patrocínio

A Unimed-BH

A Unimed-BH é uma empresa cooperativa, feita por pessoas para cuidar de pessoas.

TRANSPARÊNCIA

Diretrizes de Patrocínio

A diretriz de patrocínio da Unimed-BH e do seu Instituto está alinhada com seus propósitos, crenças e valores, visando a compreensão mútua de todos os públicos de relacionamento.


Como objetivo, priorizamos as ações e projetos que nos apoiam e potencializam a presença da marca estrategicamente no mercado de atuação, sob os pilares de promoção à saúde integral do corpo, mente, alma, relacionamento, integração da classe médica, cuidado com as nossas comunidades e geração de trabalho e renda.


A política também contempla patrocínios viabilizados por Leis de Incentivo à Cultura que são geridos pelo Instituto Unimed-BH. Suas diretrizes são voltadas para critérios estabelecidos pelo Instituto em consonância aos objetivos e normativas das Leis.


Sendo assim, estabelecemos abaixo critérios e orientações para a análise das propostas.

 

Área de atuação

A Unimed-BH atua na cidade de Belo Horizonte e em outros 33 municípios da Grande BH, sendo assim avaliamos e patrocinamos projetos que acontecem especificamente nessas regiões. Projetos e eventos que acontecem em outras localizações, sugerimos procurar as singulares atuantes na região.


Confira a lista da nossa área de atuação, clique aqui.
 

Requisitos para análise do patrocínio

• Iniciativas que fortaleçam a marca e o posicionamento da Unimed BH;
• Que estejam alinhadas com a estratégia da marca, principalmente reforçando nosso compromisso com o cuidado;
• Que ofereçam contrapartidas institucionais e/ou mercadológicas relevantes e que geram maior engajamento com a marca;
• Que estimulem e promovam o bem-estar, o equilíbrio da saúde física e mental, estabelecendo um vínculo emocional das pessoas com a marca;
• Que aprofundem o relacionamento com clientes, prospects, médicos cooperados, públicos estratégicos, mercado e sociedade;
• Que ofereçam a exclusividade como patrocinador no segmento de atuação da Unimed-BH.

Não Patrocinamos

• Iniciativas que não estejam alinhados com as diretrizes mapeadas neste documento;
• Que não entregam os resultados esperados pela Cooperativa;
• Que sejam realizados fora da área de atuação da Unimed-BH;
• Eventos nacionais (mesmo aqueles com possível impacto regional), exceto aqueles de especialidades médicas ou cooperativistas que tenham Belo Horizonte como localidade de realização;
• Atletas e esportes individuais;
• Eventos esportivos de alto risco;
• Eventos que incentivam a prática de violência de qualquer natureza (Ex: Lutas, caça e tiro);
• Eventos que causem, ou possam vir a causar, impacto negativo à saúde e/ou ao meio ambiente;
• Eventos que tenham bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas;
• Eventos que sejam ligados a jogos de azar ou especulativos;
• Eventos de cunho político-partidário ou religioso.

Resultado Esperado

• Visibilidade;
• Mídia espontânea;
• Recall de marca;
• Conhecimento de marca (Brand Awareness);
• Oportunidades de novos negócios;
• Leads qualificados;
• Aumento do engajamento on-line.

Necessária entrega de pós-venda com o resultado mensurados, após 10 dias da realização do projeto.

 

Serão aprovados projetos nas categorias:

 

Relacionamento

Nesta categoria contemplamos todos os projetos, ações e eventos que possam fortalecer o posicionamento e o relacionamento da Unimed-BH com o mercado e com os seus stakeholders. A avaliação se baseia na associação com marcas e projetos que conectem direta ou indiretamente com o negócio da Cooperativa ou com as estratégias que estejam vigentes.

Envio do projeto para análise

Se o projeto estiver de acordo com as diretrizes de Patrocínio da Unimed-BH sinalizadas acima, envie a proposta com os dados abaixo para o e-mail: patrocinio@unimedbh.com.br:

• Descrição do projeto;
• Programação;
• Data;
• Local;
• Público-alvo;
• Estimativa de público;
• Demais empresas patrocinadoras e/ou parcerias;
• Plano de comunicação/divulgação;  
• Resultado das últimas edições;
• Contrapartidas;
• Investimento e outras solicitações.

Promoção da Saúde

A Cooperativa assumiu o papel de disseminadora da cultura dos hábitos de vida saudáveis, investindo em práticas de atividades que visam o equilíbrio da saúde nos pilares do corpo, mente e alma. Inicialmente definimos a corrida e caminhada de rua como estratégia prioritária, no entanto projetos que promovem a mudança de hábito e incentivam práticas saudáveis no dia a dia das pessoas, são contemplados nessa categoria.

Envio do projeto para análise

Se o projeto estiver de acordo com as diretrizes de Patrocínio da Unimed-BH sinalizadas acima, envie a proposta com os dados abaixo para o e-mail: patrocinio@unimedbh.com.br:

• Descrição do projeto;
• Programação;
• Data;
• Local;
• Público-alvo;
• Estimativa de público;
• Demais empresas patrocinadoras e/ou parcerias;
• Plano de comunicação/divulgação;  
• Resultado das últimas edições;
• Contrapartidas;
• Investimento e outras solicitações.

Evento Médico - Técnico e Científico

Para promover a integração e o desenvolvimento científico da classe médica, a Unimed-BH estabeleceu critérios específicos para patrocinar ou apoiar eventos médicos. Anualmente é feito um convite aos membros dos Comitês de Especialidades para que desempenhem o papel de discutir e sugerir, em conjunto com os colegas da sua área de atuação, a indicação do evento técnico-científico com perfil mais adequado para a atualização dos cooperados da sua especialidade. A avaliação dos eventos indicados passa por um processo de classificação por critérios e em seguida é submetida à Diretoria Executiva para aprovação.

Envio do projeto para análise

Se o projeto estiver de acordo com as diretrizes de Patrocínio da Unimed-BH sinalizadas acima, envie a proposta com os dados abaixo para o e-mail: patrocinio@unimedbh.com.br:

• Descrição do projeto;
• Programação;
• Data;
• Local;
• Público-alvo;
• Estimativa de público;
• Demais empresas patrocinadoras e/ou parcerias;
• Plano de comunicação/divulgação;  
• Resultado das últimas edições;
• Contrapartidas;
• Investimento e outras solicitações.

Cultural

O Instituto Unimed-BH patrocina exclusivamente projetos socioculturais, por meio da destinação de até 6% do Imposto de Renda devido de médicos cooperados e colaboradores e até 4% do IR Jurídico da Unimed-BH, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e por meio da destinação de ISS da Cooperativa Unimed-BH, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Para estar apto ao patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura, os projetos apresentados deverão se enquadrar, obrigatoriamente, no Artigo 18, nas seguintes áreas culturais: artes cênicas, integradas ou visuais, música instrumental e/ou erudita.

Nossa política de patrocínio prevê o desenvolvimento e continuidade de parcerias, priorizando assim os projetos já patrocinados. Porém, caso ocorra uma captação acima dos anos anteriores, é possível a abertura para seleção de novos projetos.

Requisitos para análise do patrocínio

• Projetos que buscam estimular a democratização do acesso à cultura;
• a possibilidade de transversalidade do projeto, integrando as atividades das cinco linhas de atuação do Instituto Unimed-BH;
• projetos que incentivem e fomentem a produção cultural local;
• a qualificação técnica do proponente e viabilidade financeira do projeto (valor x escopo);
• a visibilidade proporcionada pelo patrocínio e alinhamento com os objetivos do Instituto;
• realização do projeto na área de atuação da Unimed-BH, clique aqui para ver as áreas de atuação;
• Que gerem trabalho e renda aquecendo a economia em nossa área de atuação.

Mais informações: http://unimed.me/Wa4ig

Não Patrocinamos

• Que não estejam contempladas nas Legislações e segmentos citados nas diretrizes acima;
• O IUBH é uma associação sem fins lucrativos e não destina recursos diretos a patrocínio de projetos de terceiros cujo cunho seja social/comunitário. Somente mantém os seus próprios projetos sociais e ambientais por meio de repasse anual de recursos da mantenedora, a Unimed-BH.
• Eventos que causem, ou possam vir a causar, impacto negativo à saúde e/ou ao meio ambiente;
• Eventos que sejam ligados a jogos de azar ou especulativos;
• Eventos de cunho político-partidário ou religioso;
• Eventos realizados fora da área de atuação da Unimed-BH.

Envio do projeto para análise

Se o projeto estiver de acordo com as diretrizes de Patrocínio do Instituto Unimed-BH sinalizadas acima, envie a proposta com os dados abaixo para o e-mail: patrocinio@institutounimedbh.com.br

• Apresentação breve contando sobre do que se trata o projeto;
• Número do PRONAC (se Lei Federal) ou Número do projeto (se Lei Municipal);
• Publicação do projeto no DOU/DOM (gentileza destacar seu projeto);
• Print da página com os números das contas de captação;
• Cotas de patrocínio e reciprocidades;
• Plano de mídia do projeto;
• Outras informações que achar pertinente sobre o projeto;
• Contatos da pessoa de referência para esclarecer possíveis dúvidas.