A Unimed-BH > Transparência > Compromissos Públicos

A Unimed-BH

A Unimed-BH é uma empresa cooperativa, feita por pessoas para cuidar de pessoas.

TRANSPARÊNCIA

Compromissos Públicos

Empresa Pró-Ética 

 

Iniciativa criada pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, em parceria com o Instituto Ethos, que tem por objetivo identificar a efetividade de programas de compliance através de seus resultados e robustez, na implantação e manutenção da integridade institucional baseada no perfil e especificidades do negócio.

Na edição do Pró-Ética 2018/2019, 373 empresas manifestaram interesse em participar, 152 cumpriram os requisitos de admissão e tiveram os respectivos programas de integridade avaliados, mas apenas 26 companhias foram aprovadas e reconhecidas, sendo a Unimed-BH integrada nesta lista.

Pela segunda vez consecutiva, fomos reconhecida como Empresa Pró-Ética. A conquista é reflexo de diretrizes organizacionais maduras e que incentivam a prática ética e responsável no dia a dia. Para alcançar esse patamar, nossa empresa adota uma série de ações ao longo dos anos, consolidadas em um Programa de Compliance que, hoje, é uma referência em todo o Sistema Unimed e no segmento de saúde. Boa prática que compartilhamos, contribuindo para fortalecer o princípio da intercooperação.
 

 

Instituto ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social

 

O Instituto Ethos é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que mobiliza, sensibiliza e ajuda as empresas a gerir os negócios de forma socialmente responsável.

A Unimed-BH é uma cooperativa que acredita, valoriza e respeita os temas relacionados a Direitos Humanos, Meio Ambiente, Integridade, e se empenha para promover, disseminar e influenciar a sociedade em direção a uma nova forma de fazer negócios, tendo a integridade como pilar.  Acompanhando as atividades do Instituto Ethos pela integridade, participamos e influenciamos nossos públicos de relacionamento para a construção de uma sociedade mais justa.

 

Pacto Global da ONU – Organização das Nações Unidas

 

Trata-se de uma iniciativa global de mobilização da comunidade empresarial mundial para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas práticas de negócios para a defesa dos Direitos Humanos e Sustentabilidade Empresarial.

Signatária desde 2012, a Unimed-BH, está atenta aos 10 Princípios do Pacto Global e os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, busca contribuir e influenciar seus públicos de relacionamento para o engajamento nesta agenda com o propósito de alcançar uma sociedade mais justa e sustentável.


Concentrando esforços principalmente no eixo do combate a atos de corrupção junto aos seus parceiros, fornecedores de produtos e serviços, funcionários e coirmãs, através de participação em eventos externos e internos, divulgamos a importância de uma sociedade que atue em um ambiente de negócios limpo para redução e desigualdades sociais.

Em 2017, o nosso Presidente Dr. Samuel Flam esteve presente ao United Nations Global Compact Leaders Summit 2017, a maior iniciativa mundial de lideranças em prol da sustentabilidade.

“Participar de um evento desse porte demonstra reconhecimento do nosso modelo de trabalho, construído com reputação, credibilidade e compliance. Ao incorporar os princípios do Pacto Global relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, bem como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, lançados em 2015, buscamos contribuir para o desenvolvimento de um mercado mais inclusivo e socialmente sustentável”, afirma Samuel Flam.
 

 

Alliance For Integrity

 

É uma iniciativa de múltiplas partes interessadas, promovida pelo setor empresarial para incentivar a transparência e integridade no sistema econômico, através da promoção de ações coletivas dos setores privado, público e da sociedade civil. Através da participação nesta iniciativa, a Unimed-BH compromete-se a contribuir capacitando em compliance, principalmente as pequenas e médias empresas. Através do programa DEPE “De Empresas Para Empresas”, a Alliance for Integrity e as grandes empresas privadas participantes, incentivam práticas empresariais limpas e ocorrência justa através do apoio às pequenas e médias empresas que adquirem gratuitamente conhecimento e ferramentas práticas para solucionar problemas referentes à corrupção, que elas enfrentam diariamente

“A ética é uma de nossas diretrizes institucionais mais importantes, e fazer parte do Alliance for Integrity é um reconhecimento ao trabalho diário de fortalecimento dessa premissa. Acredito que fazer parte de iniciativas como essa é fundamental para fazer uma Unimed Belo Horizonte e um Brasil diferentes. Porque a transformação de que precisamos começa em cada um de nós”, afirmou Samuel Flam, diretor-presidente da Unimed-BH.

 

Um Por Todos e Todos Por Um

Pela ética e cidadania

Iniciativa do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, em pareceria com o Instituto Maurício de Sousa, que tem por objetivo disseminar temas sobre ética e cidadania.

A Unimed-BH conheceu e apoia esta iniciativa.