A Unimed-BH

A Unimed-BH é uma empresa cooperativa, feita por pessoas para cuidar de pessoas.

Documentário Espetáculo - Não há sol a sós | Instituto Unimed-BH

04 Oct 2021

 

VENHA CONHECER O SOMOS COMUNIDADE, UM PROGRAMA QUE TRANSFORMA VIDAS!

O PROGRAMA APRESENTA O ESPETÁCULO VIRTUAL, “NÃO HÁ SOL A SÓS”, ATRAÇÃO QUE TRAZ PARA O PALCO A HISTÓRIA DO MORRO DAS PEDRAS CONTADA PELOS SEUS MORADORES PARA COROAR A SÉRIE DE PROJETOS DO INSTITUTO UNIMED-BH NA EDIÇÃO 2020/21

 

Chegou o momento de apresentar uma grande entrega do trabalho desenvolvido pelos moradores do Morro das Pedras, com o apoio de um time de profissionais e artistas. O espetáculo-documentário “Não há sol a sós”, criação híbrida e coletiva que, entre relatos de vidas e montagens de dança e música, aborda a história do Morro, é o produto final do Programa Somos Comunidade deste ano, patrocinado pelo Instituto Unimed-BH e realizado em parceria pela Coreto Cultural.

O espetáculo-documentário traz o Morro das Pedras com apresentações das diversas manifestações culturais da comunidade e da Escola de Artes Instituto Unimed-BH. Protagonizado por artistas, empreendedores e moradores do Morro, o filme conta com participações especiais de artistas do cenário cultural brasileiro de renome internacional, como Elza Soares, Carlinhos Brown, Fernanda Takai, Mônica Salmaso, Adriana Moreira e Mauricio Tizumba.

O Instituto Unimed-BH tem orgulho em anunciar a estreia do documentário-espetáculo “Não há Sol a Sós”, com lançamento marcado para o dia 9 de outubro às 20h. A exibição será por meio do canal do YouTube | Somos Comunidade e somoscomunidade.com.br. Assista e se encante com o potencial artístico descoberto e desenvolvido na Comunidade do Morro das Pedras.

 

Clique aqui para assistir Estreia 09 de Outubro

 

Sobre o Espetáculo

Com direção do artista audiovisual, produtor e roteirista de Chico de Paula em parceria com a diretora-executiva da Coreto Cultural, Lilian Nunes, o espetáculo-documentário consegue demonstrar a criatividade e o talento, ampliando e reverberando a diversidade das vozes do Morro das Pedras. Transitando entre os temas empreendedorismo, rotina dos moradores, artes cênicas urbanas e visuais, a produção aproxima o grande público de uma das maiores comunidades da região de Belo Horizonte.

Para o repertório musical, foram selecionadas canções da MPB com temas representativos baseados nas expectativas, valores e sonhos indicados no levantamento do Mapa Afetivo, primeira etapa da edição 2020/21 do programa Somos Comunidade. Entre as escolhas, poderão ser conferidos os sucessos de Caetano Veloso, Milton Nascimento, Lenine, Arnaldo Antunes, Ary Barroso, Beto Guetes, Gonzaguinha, além do compositor do Morro das Pedras, U-Gueto. São 13 músicas que compõem a crônica afetiva da realidade do Morro.

Muitas vozes fizeram parte da gravação das canções e trechos do documentário-festival que foram realizadas no Morro das Pedras. Os irmãos sambistas Domingos do Cavaco e Raquel Seneias, os jovens Menino do Jazz e Rick Silva, as cantoras Bárbara, Yasmin, Sofia e Raynara, os músicos Hélio Andrade, Wagner Morrone, Evandro Mello, U-Gueto, Dodó Silva, Cinara Ribeiro, Mano Coti, Vinição e Ryan Bernardo, e o poeta Júlio Alvair são alguns dos nomes que participaram deste grande espetáculo. O Congado da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito da Vila São Jorge, também do Morro das Pedras, deu início ao documentário. Na interpretação do repertório selecionado, os solistas foram acompanhados por estrelas da música popular brasileira como Elza Soares, Fernanda Takai, Mônica Salmaso, Carlinhos Brown, Adriana Moreira e Maurício Tizumba. Os novos arranjos ficaram a cargo de Gilvan de Oliveira que foram executados pela banda formada pelo próprio Gilvan, Cléber Alves, Christiano Caldas, Felipe Villas Boas, Gustavo Figueiredo, Ivan Corrêa, Lincoln Cheib, Mauro Rodrigues, Serginho Silva, com mixagem de Alessandro Tavares.

Outras percussões, vozes e instrumentos acústicos foram gravadas pelos participantes do Batuques Salubre infantil e adulto, o Coral Unimed-BH e a Orquestra Sinfônica de Betim - regidos pelo maestro Márcio Pontes, além do Bloco Saúde, grupo formado por médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. O figurino e cenário são uma atração a parte e contaram com entrega dos moradores da comunidade. A estampa do figurino utilizado no balé foi criada a partir dos desenhos das alunas da Escola de Artes Instituto Unimed-BH. As imagens projetadas nos cenários saíram da página #favelaumafotopordia, de Horacius de Jesus.

O cenário contou também com fotos de Edi Silva e instalações de Raisson Lucas e Mari Flor Canuto, oficineiros do Somos Comunidade, além de fotos e grafitti produzidos por professores e alunos nos muros da Graminha. Camisas doadas por médicos cooperados da Unimed-BH foram customizadas para vestir os bailarinos de um dos grupos convidados. O documentário-espetáculo foi produzido respeitando todos os protocolos e medidas de combate ao COVID-19 e contou com parceria operacional do Laboratório Hermes Pardini.

 

Serviço

Somos Comunidade - Lançamento do espetáculo-documentário “Não há sol a sós”

Dia 09 de outubro - sábado - às 20h

Exibição: YouTube Somos Comunidade - https://bit.ly/3hHGpU2

Site: www.somoscomunidade.com.br

O programa Somos Comunidade conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pela participação de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

Sobre o Somos Comunidade

Patrocinado pelo Instituto Unimed-BH e realizado pela Coreto Cultural, o Somos Comunidade nasceu em 2012 como Festival Cultural Instituto Unimed-BH com elenco composto por projetos culturais parceiros e crianças e jovens da Escola de Artes do Instituto Unimed-BH do Morro das Pedras para uma apresentação anual. A partir de 2020, se transformou em um programa de capacitação e transformação social com representatividade e arte com foco no protagonismo dos moradores da comunidade do Morro das Pedras, em Belo Horizonte.

O programa foi tomando força a cada edição e modificando seu formato e impacto na comunidade. Em 2014, ganhou o reforço da produtora Coreto Cultural e em 2018, o Festival se tornou o movimento artístico Somos Comunidade. No ano de 2020, ampliou ainda mais sua atuação em um programa de cultura e educação desenvolvido em cinco etapas: (1) Mapa Afetivo, (2) Hackacom, (3) Formação, (4) Morro Talks e (5) Documentário Espetáculo-documentário “Não há sol a sós”.

Em uma potência coletiva, o Somos Comunidade busca promover o bem-estar, oferecer projetos de formação para jovens e crianças, proporcionar vivências de valorização, estimular o empoderamento e a melhoria da autoestima na comunidade do Morro das Pedras. Conheça mais sobre as etapas:

 

Mapa Afetivo

A primeira etapa do Somos Comunidade, o Mapa Afetivo, extrapola as dimensões cartográficas da comunidade e alcança as afetividades, sentimentos e memórias dos moradores, ampliando os espaços por meio da escuta dos envolvidos.

 

Hackacom

Reunidos na quadra da escola de samba Cidade Jardim, jovens empreendedores do Morro das Pedras, buscaram juntos, soluções e identificaram os desafios para o futuro da comunidade. O resultado foi a “Mostra Cultural do Morro”, uma iniciativa para ressignificar e fortalecer a imagem da comunidade envolvendo moradores, artistas, empreendedores e líderes.

 

Formação

O Somos Comunidade criou cinco oficinas formativas gratuitas em áreas ligadas à cultura e à economia criativa: grafite, fotografia, vídeo, figurino e produção de eventos. Foram mais de 150 horas de formação no total, com objetivo de fornecer conhecimento, prática profissional, transformação coletiva e sinergia entre as experiências afetivas dos moradores do Morro das Pedras.

 

Morro Talks

Em 2021, num formato também digital e remoto, o programa adquiriu maior alcance e proximidade com os moradores. Exemplo disso foi a veiculação, por meio do canal do YouTube do projeto “Morro Talks”, que compartilha e celebra a vivência de educadores, artistas, empreendedores, da equipe da Escola de Artes Instituto Unimed-BH e jovens do Morro das Pedras em uma roda de conversa onde a transformação cidadã foi a pauta principal.

 

 

COMPARTILHAR

TAGS:

Texto:

Design:

Fonte:

Cadastre-se para receber novidades e notícias