A Unimed-BH

A Unimed-BH é uma empresa cooperativa, feita por pessoas para cuidar de pessoas.

Unimed-BH lança livro comemorativo aos 50 anos e relata atuação na pandemia

03 Sep 2021

Publicação, que teve coordenação editorial da Academia Mineira de Letras, retrata os avanços da Cooperativa e ainda faz uma homenagem aos clientes, cooperados, colaboradores e prestadores que estiveram presentes nessas cinco décadas

 

50 anos de cuidado e dedicação à saúde. É com essa mensagem que a Unimed-BH lança o livro comemorativo aos seus 50 anos, completos em abril de 2021. Muito além da história da Cooperativa, as 396 páginas retratam os avanços conquistados, e ainda, contam em detalhes como foram as ações para o enfrentamento da pandemia da COVID-19, uma das maiores crises sanitárias da história recente da humanidade.

 

 

O livro comemorativo traz uma linha do tempo fotográfica, com fatos e fotos desde a criação da Unimed-BH em 1º de abril de 1971. Os registros mostram os primeiros passos da Cooperativa até os grandes avanços e conquistas que a transformou em uma das maiores do setor de saúde suplementar. “Há 50 anos, pelas mãos de 152 médicos pioneiros, começava a ser escrita a história da Unimed-BH. Hoje, nos orgulhamos em fazer parte de uma robusta cadeia da saúde, com mais de 5 mil médicos cooperados e 340 prestadores de serviço, distribuídos por hospitais, clínicas e laboratórios próprios e credenciados. E, principalmente, nos orgulhamos em ser a escolha de mais de 1,3 milhão de clientes”, ressalta o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.


Como um marco da história da Unimed-BH, a publicação faz ainda um recorte sobre a Pandemia da COVID-19, desde os primeiros casos registrados em Wuhan, na China, epicentro da doença, até a chegada do vírus no Brasil. “A Organização Mundial de Saúde considera a crise sanitária da COVID-19 a maior da nossa época. É um fato marcante na história do mundo e da Unimed-BH e, por isso, fizemos um relato fiel, detalhando o pioneirismo da Cooperativa ao oferecer soluções com foco na melhor assistência ao cliente”, completa Samuel Flam.


Neste capítulo são citadas as várias ações da Cooperativa durante a pandemia como o lançamento da Consulta On-line Coronavírus, a ampliação da estrutura da rede própria com a criação de mais de 350 leitos de internação e UTI para atendimento aos pacientes com COVID-19, a contratação de mais de 650 profissionais para atuar na linha de frente, o apoio financeiro e emocional dado aos médicos cooperados, as diversas medidas adotadas para trazer segurança e bem-estar aos colaboradores, além das iniciativas voltadas para os prestadores e a sociedade, como a participação no Movimento Unidos pela Vacina e a doação de mais de 40 toneladas de cestas básicas e itens de higiene pessoal. Todas essas ações reforçam o jeito de cuidar da Unimed-BH e sua essência cooperativista.


O jornalista, doutor em Literatura e Presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, destacou a importância da publicação. “No momento em que a Unimed-BH festeja o seu cinquentenário, nada mais acertado, pois, que celebrar a potência da palavra e do livro, veículos sem os quais a aventura humana sobre o planeta não chegaria ao patamar em que está. O volume recém-lançado é expressão do apreço pela História, pela Memória, pela Ciência, pela Medicina e pela Cultura”, declara.

 

Histórias reais

A Unimed-BH acredita que uma história de sucesso se constrói a muitas mãos, por isso, o livro comemorativo trouxe vários relatos de cooperados, colaboradores, clientes e prestadores que fizeram parte desse momento, representantes de todos os públicos de relacionamento da Cooperativa.  Muitos relatos trazem fatos emocionantes como as histórias de médicos que tiveram a vida profissional mudada pela Cooperativa ou mesmo o depoimento de um colaborador que acompanhou de perto toda a transformação digital da Unimed-BH.

 

Concurso de crônicas

Como parte das comemorações, o Instituto Unimed-BH, em parceria com a Academia Mineira de Letras, lançou o Concurso Literário AML Unimed-BH 50 anos. O concurso convidou clientes, cooperados e colaboradores a escreverem crônicas sobre o tema “Cuidado pela vida” – síntese da atuação da Cooperativa nessas cinco décadas. Uma coletânea com as 30 melhores crônicas está publicada no livro.


O livro comemorativo aos 50 anos da Unimed-BH tem patrocínio do SicoobCredicom, Sistema Ocemg e Seguros Unimed.

 

A versão digital pode ser acessada pelo link: https://50anos.unimedbh.com.br

 

Cerimônia de lançamento

O lançamento do livro ocorreu na noite desta quinta-feira, 2 de setembro, em evento virtual com a participação de médicos cooperados, colaboradores, clientes, parceiros, representantes de entidades médicas, cooperativistas e governamentais.

 

Dê o play e confira os melhores momentos da cerimônia.

 

 

COMPARTILHAR

TAGS:

Texto:

Design:

Fonte:

Cadastre-se para receber novidades e notícias