A Unimed-BH > Governança > Integridade Corporativa

A Unimed-BH

A Unimed-BH é uma empresa cooperativa, feita por pessoas para cuidar de pessoas.

GOVERNANÇA

Integridade Corporativa

A Unimed-BH está presente na vida de mais de um milhão de pessoas na grande Belo Horizonte, que desfrutam de uma assistência médica completa e de qualidade. Somos uma cooperativa médica comprometida com o avanço sustentável do setor de saúde por meio da prestação de serviços de alta qualidade, da geração de conhecimentos e da inovação das práticas assistenciais e de gestão. Nossa atuação é baseada em atividades organizadas, processos estruturados, qualidade, planejamento, metas, estratégias, valores éticos e conformidade às leis e regulações do mercado.

Para garantir que suas ações e decisões estejam dentro da estratégia definida e orientadas aos resultados esperados; que suas relações e negociações sigam valores éticos e idôneos; e para que eventuais desvios e/ou eventos inesperados sejam tratados tempestivamente, a Cooperativa tem um Sistema de Integridade Corporativa formado por cinco pilares:

1 - Governança Corporativa

Seguindo os princípios da equidade, transparência, prestação de contas, responsabilidade corporativa e conformidade, a Unimed-BH avalia o cumprimento das decisões dos Cooperados de maneira imparcial e sem priorizar interesses individuais; assegura a disponibilidade e a integridade das informações; divulga resultados seguindo as boas práticas de contabilidade e auditoria; garante os interesses e a sustentabilidade da Cooperativa; e zela pelo cumprimento dos aspectos legais.

2 - Compliance

A Unimed-BH apresenta um ambiente de Compliance, que fomenta o atendimento às leis, normas e códigos internos e externos, bem como aos princípios de governança, e aos padrões culturais e éticos, visando mitigar os riscos essenciais às atividades da cooperativa. Além da conduta íntegra alinhada as diretrizes da Unimed-BH.

3 - Ética e valores

A adoção de valores sólidos pautados pela ética de maneira isolada não é suficiente para a construção de uma sociedade justa. Por isto, a Unimed-BH busca acordos e relações orientados segundo seus valores, com pessoas cuja conduta seja pautada pela ética. O Código de Conduta é um instrumento para disseminar os valores e os princípios éticos da Unimed-BH, é obrigação de cada indivíduo, dos seus públicos de relacionamento, conhecer, cumprir e disseminar estas premissas.

4 - Controles internos

A Unimed-BH adota controles sobre suas atividades com a finalidade de detectar eventos indesejados e evitar que impactem seus processos e resultados. Mantêm em sua estrutura áreas responsáveis pelo monitoramento destes controles: a Cooperativa possui uma metodologia de Gestão dos Riscos que ajuda a avaliar os impactos e implantar ações mitigadoras que reduzem consequências indesejadas; as auditorias, internas e externas, são responsáveis por validar os resultados operacionais e financeiros através de testes sobre a eficiência dos fluxos e controles internos, recomendando a melhoria contínua dos processos.

5 - Transparência

Assegura a integridade e disponibilidade das informações, de forma clara, para cada público que se relaciona.