A Unimed-BH

A Unimed-BH é uma empresa cooperativa, feita por pessoas para cuidar de pessoas.

GOVERNANÇA

Compliance

O termo Compliance faz referência ao atendimento a leis, normas e códigos internos e externos, bem como aos princípios de governança, e aos padrões culturais e éticos. 

É o ato de cumprir e estar em conformidade com regulamentos internos e externos, políticas e procedimentos, visando mitigar os riscos essenciais às atividades da cooperativa. Além da conduta íntegra alinhada as diretrizes da Unimed-BH.

PROGRAMA DE COMPLIANCE

Programa de Compliance descreve como a Unimed-BH desenvolve as atividades para atingimento e manutenção da conformidade e integridade em seus negócios. Pautado na identidade organizacional, objetiva atender a conformidade legal, as boas práticas de Compliance, e principalmente desenvolver a cultura de Compliance na instituição. 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIRETRIZES E COMPROMETIMENTO DA ALTA DIREÇÃO

A Unimed-BH reconhece a importância da conformidade nos processos, e a integridade das pessoas que atuam na cooperativa, por isso, de forma proativa e preventiva investe na implantação e sistematização do Programa de Compliance. 

Os conselhos e a diretoria colegiada se comprometem com delineamento, desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria continua desse programa de Compliance.

 

"Somos uma Cooperativa com quase 50 anos de trajetória. Temos a cooperação como fundamento do nosso negócio e acreditamos na força da coletividade e das decisões conjuntas. Especialmente frente a um cenário cada vez mais complexo e dinâmico.

Diante de cada desafio, escolhemos 'fazer o que é certo, não o que é fácil'. Essa tem sido uma importante diretriz para a nossa Cooperativa. Ano após ano, renovamos esse compromisso, de modo a ter sempre em mente que nossas escolhas precisam ser éticas e responsáveis.

No Programa de Compliance da Unimed-BH, mostramos de que forma temos construído uma reputação pautada na integridade e na conformidade." Samuel Flam - Diretor Presidente da Unimed-BH

 

ATRIBUIÇÕES DE RESPONSABILIDADE

Todas as pessoas, que compõem a Unimed-BH, são diretamente responsáveis pela efetividade do Programa de Compliance. Abaixo segue alguns pontos centrais:

Conselhos e Alta Direção

Endossar e supervisionar o programa de Compliance
Garantir e sustentar o comprometimento com a conformidade e integridade

Cooperados

Incentivar a propagação da cultura da cooperativa, bem como de seus valores, visão e missão 
Dedicar-se aos clientes com o zelo que a profissão exige, pautado pela justiça e pela ética

Lideranças

Garantir o cumprimento dos aspectos legais, políticas e procedimentos, zelando pela conformidade 
Estimular e desenvolver a conduta ética e íntegra, alinhado às diretrizes da cooperativa. 
Comunicar as exposições de Compliance em suas operações

Colaboradores

Cumprir com as obrigações de Compliance, atuando em conformidade e integridade 
Desempenhar suas tarefas de forma segura, de acordo aspectos legais, políticas, procedimentos, e o Código de Conduta e Relacionamento Unimed-BH 
Relatar toda e qualquer preocupação, problema e/ou falha de Compliance de que tenha conhecimento

Parceiros

Atuar em conformidade legal, seguindo o compromisso ético de uma relação e transparente, alinhada às políticas, à missão, à visão e aos valores da Unimed-BH 
Cumprir o Código de Conduta e Relacionamento Unimed-BH bem como as cláusulas contratuais, principalmente as anticorrupção.

ATUAÇÕES DO PROGRAMA VOLTADAS ÀS PESSOAS

Conhecer

todos os públicos devem conhecer o Programa de Compliance, bem como dos códigos, políticas e procedimentos relacionados à conduta ética, íntegra e em conformidade com as diretrizes da Unimed-BH

Disseminar

divulgar e difundir as práticas e posturas esperadas na atuação profissional

Interagir

as diversas áreas da Unimed-BH devem interagir com a equipe de Compliance de modo a buscar recomendações em caso de dúvidas na execução das atividades

Reportar

reportar as conquistas de todas as pessoas, rumo a conformidade.

Engajar

todos os colaboradores e cooperados precisam estar engajados com os aspectos de Compliance, atuando de forma íntegra e alinhada com o quê a Unimed-BH espera de todos.

ABRANGÊNCIA DE ATUAÇÃO

A categorização das Unimed-BH em tipos de negócios: Operadora, Cooperativa, Serviços Próprios, Gestão Empresarial e Instituto Unimed-BH, proporciona direcionar as frentes de trabalho com um olhar diferenciado, devido às suas particularidades e regulação.

Cooperativa

sujeita as regras do Sistema Unimed, bem como a regulamentação específica, e aos princípios cooperativistas

Operadora

processos altamente regulados pela ANS

Serviços de Saúde

unidades reguladas pela vigilância sanitária e atuam alinhadas as diretrizes do Ministério da Saúde e conselhos profissionais

Instituto Unimed

braço social da cooperativa, pautada na responsabilidade social cooperativista

Gestão empresarial

tratam-se dos processos que envolvem o funcionamento empresarial da Unimed-BH

ATUAÇÕES DO PROGRAMA VOLTADAS AOS PROCESSOS

A análise do cenário e direcionamento para a conformidade é realizada por meio de:

Mapear

Levantar o panorama de aspectos e elementos que constituem a base legal e funcional

Organizar

Estabelecer parâmetros aceitáveis, prazos responsáveis, procedimentos e registros

Implantar

Mobilizar e garantir a execução, visando a aderência das áreas às normas internas e externas

Monitorar

os requisitos dos reguladores e procedimentos internos são monitorados, avaliando o grau de exposição aos riscos de Compliance, reputação e imagem.

Conferir

Promover e garantir a retomada da conformidade quando identificados riscos por desvios relacionados ao ambiente interno e externo.

Antecipar

Atuar em ações e planejamentos aderentes às boas práticas de mercado e evolução do setor, propondo ações e defesa de interesses da Unimed-BH, pautados na ética e na integridade do negócio.

ABRANGÊNCIA DE ATUAÇÃO

A diretoria da Unimed-BH estimula a cultura de Compliance 
O Código de Conduta e Relacionamento deve ser consultado, respeitado e seguido.