GOVERNANÇA
Compliance
O termo Compliance faz referência ao atendimento a leis, normas e códigos internos e externos, bem como aos princípios de governança, e aos padrões culturais e éticos.
É o ato de cumprir e estar em conformidade com regulamentos internos e externos, políticas e procedimentos, visando mitigar os riscos essenciais às atividades da cooperativa. Além da conduta íntegra alinhada as diretrizes da Unimed-BH.
PROGRAMA DE COMPLIANCE
Programa de Compliance descreve como a Unimed-BH desenvolve as atividades para atingimento e manutenção da conformidade e integridade em seus negócios. Pautado na identidade organizacional, objetiva atender a conformidade legal, as boas práticas de Compliance, e principalmente desenvolver a cultura de Compliance na instituição.
DIRETRIZES E COMPROMETIMENTO DA ALTA DIREÇÃO
A Unimed-BH reconhece a importância da conformidade nos processos, e a integridade das pessoas que atuam na cooperativa, por isso, de forma proativa e preventiva investe na implantação e sistematização do Programa de Compliance.
Os conselhos e a diretoria colegiada se comprometem com delineamento, desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria continua desse programa de Compliance.
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"Somos uma Cooperativa com quase 50 anos de trajetória. Temos a cooperação como fundamento do nosso negócio e acreditamos na força da coletividade e das decisões conjuntas. Especialmente frente a um cenário cada vez mais complexo e dinâmico. Diante de cada desafio, escolhemos 'fazer o que é certo, não o que é fácil'. Essa tem sido uma importante diretriz para a nossa Cooperativa. Ano após ano, renovamos esse compromisso, de modo a ter sempre em mente que nossas escolhas precisam ser éticas e responsáveis. |
No Programa de Compliance da Unimed-BH, mostramos de que forma temos construído uma reputação pautada na integridade e na conformidade." Samuel Flam - Diretor Presidente da Unimed-BH
ATRIBUIÇÕES DE RESPONSABILIDADE
Todas as pessoas, que compõem a Unimed-BH, são diretamente responsáveis pela efetividade do Programa de Compliance. Abaixo segue alguns pontos centrais:
Conselhos e Alta Direção
Endossar e supervisionar o programa de Compliance
Garantir e sustentar o comprometimento com a conformidade e integridade
Cooperados
Incentivar a propagação da cultura da cooperativa, bem como de seus valores, visão e missão
Dedicar-se aos clientes com o zelo que a profissão exige, pautado pela justiça e pela ética
Lideranças
Garantir o cumprimento dos aspectos legais, políticas e procedimentos, zelando pela conformidade
Estimular e desenvolver a conduta ética e íntegra, alinhado às diretrizes da cooperativa.
Comunicar as exposições de Compliance em suas operações
Colaboradores
Cumprir com as obrigações de Compliance, atuando em conformidade e integridade
Desempenhar suas tarefas de forma segura, de acordo aspectos legais, políticas, procedimentos, e o Código de Conduta e Relacionamento Unimed-BH
Relatar toda e qualquer preocupação, problema e/ou falha de Compliance de que tenha conhecimento
Parceiros
Atuar em conformidade legal, seguindo o compromisso ético de uma relação e transparente, alinhada às políticas, à missão, à visão e aos valores da Unimed-BH
Cumprir o Código de Conduta e Relacionamento Unimed-BH bem como as cláusulas contratuais, principalmente as anticorrupção.
ATUAÇÕES DO PROGRAMA VOLTADAS ÀS PESSOAS
Conhecer
todos os públicos devem conhecer o Programa de Compliance, bem como dos códigos, políticas e procedimentos relacionados à conduta ética, íntegra e em conformidade com as diretrizes da Unimed-BH
Disseminar
divulgar e difundir as práticas e posturas esperadas na atuação profissional
Interagir
as diversas áreas da Unimed-BH devem interagir com a equipe de Compliance de modo a buscar recomendações em caso de dúvidas na execução das atividades
Reportar
reportar as conquistas de todas as pessoas, rumo a conformidade.
Engajar
todos os colaboradores e cooperados precisam estar engajados com os aspectos de Compliance, atuando de forma íntegra e alinhada com o quê a Unimed-BH espera de todos.
ABRANGÊNCIA DE ATUAÇÃO
A categorização das Unimed-BH em tipos de negócios: Operadora, Cooperativa, Serviços Próprios, Gestão Empresarial e Instituto Unimed-BH, proporciona direcionar as frentes de trabalho com um olhar diferenciado, devido às suas particularidades e regulação.
Cooperativa
sujeita as regras do Sistema Unimed, bem como a regulamentação específica, e aos princípios cooperativistas
Operadora
processos altamente regulados pela ANS
Serviços de Saúde
unidades reguladas pela vigilância sanitária e atuam alinhadas as diretrizes do Ministério da Saúde e conselhos profissionais
Instituto Unimed
braço social da cooperativa, pautada na responsabilidade social cooperativista
Gestão empresarial
tratam-se dos processos que envolvem o funcionamento empresarial da Unimed-BH
ATUAÇÕES DO PROGRAMA VOLTADAS AOS PROCESSOS
A análise do cenário e direcionamento para a conformidade é realizada por meio de:
Mapear
Levantar o panorama de aspectos e elementos que constituem a base legal e funcional
Organizar
Estabelecer parâmetros aceitáveis, prazos responsáveis, procedimentos e registros
Implantar
Mobilizar e garantir a execução, visando a aderência das áreas às normas internas e externas
Monitorar
os requisitos dos reguladores e procedimentos internos são monitorados, avaliando o grau de exposição aos riscos de Compliance, reputação e imagem.
Conferir
Promover e garantir a retomada da conformidade quando identificados riscos por desvios relacionados ao ambiente interno e externo.
Antecipar
Atuar em ações e planejamentos aderentes às boas práticas de mercado e evolução do setor, propondo ações e defesa de interesses da Unimed-BH, pautados na ética e na integridade do negócio.
ABRANGÊNCIA DE ATUAÇÃO
A diretoria da Unimed-BH estimula a cultura de Compliance
O Código de Conduta e Relacionamento deve ser consultado, respeitado e seguido.