Saúde para Você

Inicie seu movimento para uma vida equilibrada

PROMOÇÃO DA SAÚDE

4 Perguntas para o Seu Médico

Para garantir os exames e tratamentos mais adequados às suas necessidades, a Unimed-BH incentiva você a fazer 4 perguntas muito importantes ao médico ou profissional de saúde que está realizando seu atendimento.

PERGUNTA 1 

Eu preciso realmente deste exame, tratamento ou procedimento? 
Procure saber como as recomendações do médico ou profissional de saúde podem ajudar na compreensão do seu caso e na melhora do seu quadro. Os exames certos podem ajudar a determinar o problema e os medicamentos e procedimentos corretos ajudam a tratá-lo.

PERGUNTA 2

Quais são os riscos? 
Em alguns casos, a realização de exames e tratamentos podem causar efeitos colaterais indesejáveis. Também é possível que determinados exames não apresentem resultados tão precisos, ou que acabem fazendo com que outros tratamentos, exames ou procedimentos sejam necessários no futuro. Você tem o direito de entender as consequências de possíveis exames, tratamentos e procedimentos antes de realizá-los.

PERGUNTA 3

Existem opções mais simples e seguras? 
Pode ser que existam alternativas menos complicadas e tão eficazes quanto o tratamento proposto pelo seu médico. Mudanças de estilo de vida como uma alimentação saudável ou a prática de exercícios físicos podem trazer os resultados que você precisa. Confira com o profissional sobre essas alternativas.

PERGUNTA 4

O que acontece se eu não fizer nada? 
Dependendo da sua condição de saúde, adiar o tratamento pode fazer com que o seu quadro piore ou até mesmo melhore. 

Baixe o folder com essas perguntas e leve com você nas próximas consultas, clique aqui.