Planejamento familiar - Dispositivos Intrauterinos
Saiba mais
30 out
Planejamento familiar - Dispositivos Intrauterinos
O DIU é um pequeno objeto de plástico, em formato de ‘T’, recoberto de cobre ou dotado de uma carga de hormônio que, inserido no útero, evita a gravidez. É um método eficaz de longa duração, que não interfere nas relações sexuais e a fertilidade da mulher retorna logo após a retirada do DIU não hormonal, podendo ocorrer um atraso nesse retorno quando se trata do DIU hormonal.
A colocação é feita por um médico, em consultório, e exige conhecimento técnico para prevenção de infecções. Se a mulher apresentar reações alérgicas, efeitos secundários e/ou complicações após a colocação do DIU deve procurar imediatamente seu médico. A mulher que usa DIU não hormonal pode ter seu fluxo menstrual aumentado em volume e duração, especialmente no início e ou cólicas Já entre as usuárias do DIU com hormônio (progesterona) ocorre a diminuição do fluxo menstrual até que ele fique ausente.
São feitos acompanhamentos periódicos para avaliar o posicionamento do dispositivo, o que garante sua eficácia. Não é necessário fazer intervalo entre as substituições do DIU, mesmo tendo usado o dispositivo por vários anos. Este método não protege de DSTs e Aids.
Para mulheres beneficiárias da Rede Preferencial Unimed-BH que solicitarem a implantação do DIU, o dispositivo será entregue no consultório do médico da Rede Própria, quando a mesma for realizar o implante. Mulheres beneficiárias da Rede Ampla Unimed-BH que solicitarem a implantação do DIU deverão retirar previamente o dispositivo nos Centros de Promoção da Saúde Unimed com a guia autorizada e levá-lo na consulta médica de implantação.