Saúde para Você

Inicie seu movimento para uma vida equilibrada

Planejamento familiar - Método cirúrgico

Saiba mais

30 Oct

MÉTODOS DEFINITIVOS OU CIRÚRGICOS (ESTERILIZAÇÃO)

A esterilização é um método contraceptivo cirúrgico, definitivo. Ele pode ser realizado, na mulher, por meio da ligadura de trompas (laqueadura ou ligadura tubária) e, no homem, pela ligadura dos canais deferentes (vasectomia).
Por serem métodos permanentes, no Brasil, a Lei do Planejamento Familiar só permite realizar a ligadura de trompas e a vasectomia voluntárias em maiores de 25 anos, com pelo menos dois filhos vivos e em casos em que há risco de vida para a mulher ou para um futuro bebê.
 

LIGADURA DE TROMPAS


 

Nesta cirurgia, as trompas femininas são cortadas e obstruídas, evitando-se assim que os espermatozóides possam vir a encontrar os óvulos. Esta cirurgia não altera o perfil hormonal da mulher, não está relacionada a ganho de peso ou diminuição da libido. Pode haver aumento do volume de sangue do fluxo menstrual após a sua realização.

VASECTOMIA

É uma cirurgia simples, segura e rápida, que impede a presença de espermatozóides no ejaculado, por meio da obstrução no trajeto dos espermatozóides. É importante seguir todas as orientações médicas, pois nas primeiras ejaculações depois da vasectomia ainda existem espermatozóides, podendo ocorrer uma gravidez não desejada/não planejada.
Esta cirurgia não altera a vida sexual do homem: a ereção e a ejaculação continuam como antes, apenas não há a presença de espermatozóides.

COMPARTILHAR

TAGS:

Texto:

Design:

Fonte:

Cadastre-se para receber novidades e notícias