Saúde para Você

Inicie seu movimento para uma vida equilibrada

Saúde Bucal

Quanto mais cedo o início do cuidado com saúde bucal, melhor será manter o sorriso saudável no restante da vida.

22 Oct

A saúde bucal dos brasileiros tem sido estudada e analisada desde 1986 pelo Ministério da Saúde, por meio de levantamento epidemiológico. Dessas pesquisas resultou o projeto “SB Brasil: Condições de Saúde Bucal na População Brasileira”, em 2000.

Aproximadamente dois mil trabalhadores (cirurgiões-dentistas, auxiliares e agentes de saúde, dentre outros) de 250 municípios estiveram envolvidos na realização do estudo para produzir informações sobre as condições de saúde bucal da população brasileira e subsidiar o planejamento/avaliação de ações nessa área contribuindo na perspectiva da estruturação de um sistema nacional de vigilância epidemiológica em saúde bucal.

O estudo, atualizado em 2010, mostrou que quase 27% das crianças de 18 a 36 meses apresentaram pelo menos um dente de leite com cárie e a proporção chegou a quase 60% na faixa de 5 anos. Na dentição permanente, quase 70% das crianças de 12 anos e cerca de 90% dos adolescentes (15 a 19 anos) apresentaram ao menos um dente com experiência de cárie. Entre as conclusões, a análise apontou que o declínio da cárie dentária na população infantil vem ocorrendo de forma desigual na população brasileira. 

Por isso, é essencial iniciar os cuidados com a higiene bucal desde a infância.

Clique aqui e confira algumas orientações que vão ajudar você a manter a saúde bucal e o sorriso em dia.

COMPARTILHAR

TAGS:

Texto:

Design:

Fonte:

Cadastre-se para receber novidades e notícias