Saúde para Você

Inicie seu movimento para uma vida equilibrada

Atenção Domiciliar

Os clientes Unimed-BH contam com o benefício, não contratualizado que são os programas de Atenção Domiciliar.

30 out

Para proporcionar mais comodidade e segurança aos clientes, a Unimed-BH oferece a Atenção Domiciliar como um benefício extracontratual. O serviço é composto por programas voltados para as necessidades específicas de pacientes após a alta hospitalar.

 

O que é atenção domiciliar?


A Atenção Domiciliar busca humanizar o cuidado, promovendo a ampliação da autonomia do paciente e familiares, oferecendo maior qualidade assistencial e resolutividade do cuidado.

Tem como foco a reintegração do paciente no seu ambiente familiar e social, acelerando o processo de gestão do cuidado para as necessidades de saúde e de sua reabilitação, de forma segura e eficaz.

O benefício é ofertado para todas as faixas etárias, mediante critérios de elegibilidade.

Os cuidados são focados no tratamento e bem-estar de adultos, idosos ou crianças que demandam este tipo de serviço. O propósito é reduzir o tempo de hospitalização e até mesmo evitar futuras internações de pacientes portadores das condições definidas pelo programa.

 

Qual o objetivo da atenção domiciliar?


O objetivo do serviço de atenção domiciliar é proporcionar aos pacientes sem condições funcionais de acesso à rede ambulatorial atendimento humanizado e com qualidade, mantendo a sua estabilidade clínica e prevenindo internações hospitalares.

Como somos diversos e temos necessidades específicas, os cuidados domiciliares passam pela humanização do tratamento. Afinal, o atendimento feito em um ambiente privado, familiar e focado especificamente no seu bem-estar, certamente deixará o paciente mais confortável e tranquilo para o tratamento.

Vale lembrar que o serviço de atenção domiciliar é oferecido quando o paciente atende aos critérios para usufruir do benefício. Veja abaixo quais são.

 

Atenção domiciliar Unimed-BH: como funciona?


A Atenção Domiciliar é destinada aos beneficiários que demandam cuidados especiais após a desospitalização ou que não podem se dirigir à unidade de saúde por alguma restrição importante de mobilidade.

Destina-se também a clientes com indicação de acompanhamento paliativo, ou seja, sem possibilidade de tratamento curativo convencional.

Desde recém-nascidos até idosos podem usufruir do benefício, caso seja indicado pelo médico cooperado, para continuidade do cuidado na residência. O público-alvo do programa são pacientes que se encaixam nas seguintes condições:


• pacientes com dependência funcional total (acamados) ou parcial (que necessitam de auxílio para locomoção), a depender do programa que o cliente será inscrito;
• com impossibilidade de acesso à rede ambulatorial e/ou restrito ao domicílio;
• pacientes com doenças terminais e sem possibilidade de tratamento;
• pacientes que estão em tratamento com curativo e possuem restrição de mobilidade;
• pessoas que precisam de suporte ventilatório invasivo (VMI) e não-invasivo (VMNI) e com dependência funcional.

As visitas médica e de enfermagem são regulares, com periodicidade mínima mensal, seguindo as definições do Plano de Cuidados.

O cuidador recebe, durante as visitas dos profissionais de saúde no domicílio, capacitações e orientações sobre o melhor jeito de cuidar do paciente, visando minimizar os riscos e intervir quando necessário, promovendo educação permanente em saúde.

 

Atendimento domiciliar Unimed-BH


O serviço de atenção domiciliar é solicitado pelo médico cooperado e avaliado por uma equipe multidisciplinar de acordo com as necessidades clínicas do paciente. Ao ser autorizado, o atendimento terá continuidade na casa do cliente.

A equipe multidisciplinar envolvida na atenção domiciliar pode incluir médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas, que fornecem o suporte técnico ao conveniado conforme seu estado clínico e de acordo com o programa elegível.

E a pandemia, claro, requer adaptações e cuidados redobrados ao prestar o serviço. Por isso, o atendimento domiciliar Unimed-BH conta com profissionais treinados conforme todas as recomendações de segurança ao realizar as visitas.

 

Como acessar o serviço de atenção domiciliar


O paciente pode ser incluído no programa via desospitalização, conforme indicação médica, avaliação dos critérios e consentimento dos familiares.

O processo é realizado pela equipe de auditoria e da Gestão de Riscos em Saúde da Unimed-BH, nos hospitais próprios e da rede credenciada, com encaminhamento para qualquer programa da Atenção Domiciliar da Unimed-BH.

O encaminhamento do paciente em acompanhamento ambulatorial é realizado por médicos cooperados, em consultório, para os clientes que atendem os critérios de elegibilidade. A partir da avaliação ele é referenciado para um dos programas, de acordo com a necessidade individual.

 

Critérios de inclusão e manutenção


Para ser incluído e mantido na atenção domiciliar o paciente precisa ser cliente Unimed-BH, ter estabilidade clínica, ser aprovado na avaliação prévia realizada pela equipe quanto aos critérios de elegibilidade para cada programa e residir em local que permita acesso à ambulância e na área de abrangência do programa.

Veja outros critérios:

• Possuir acesso a telefones que realizem e recebam ligações;
• Ser portador de doenças crônicas e/ou evento agudo, e ter dependência funcional total (acamado), com ou sem dispositivo, para inclusão no Programa Gerenciamento de •Casos Adulto ou Pediátrico;
• Ter consentimento do paciente ou familiar;
• Possuir cuidador em tempo integral, maior de idade, com capacidade cognitiva e funcional para os cuidados com o paciente;
• Ter ciência de que o serviço será prestado somente na residência do beneficiário, e que a Unimed-BH não tem obrigatoriedade de disponibilizar equipe multidisciplinar em caso de viagens, por exemplo;
• Permitir e manter acompanhamento com o médico e com a enfermeira da atenção domiciliar, bem como dos demais profissionais, caso sejam indicados pela equipe do programa.

 

Também é importante que o cliente saiba que a Unimed-BH também não tem obrigatoriedade de oferecer profissional ou prestador de serviços determinados. Inclusive, pode haver troca da equipe multidisciplinar ou do prestador de serviço, de acordo com a necessidade.

A jornada atribuída ao profissional deve ser respeitada e não pode ser exigida a permanência da equipe fora do horário estipulado e predeterminado.

O Viver Bem traz outros materiais informativos que também poderão ajudar! Temos um artigo só para te orientar sobre cuidados domiciliares no pós-operatório de cirurgia de fêmur e quadril, por exemplo.

Se você ainda não é cliente Unimed-BH mas se interessou pelo serviço de atenção domiciliar, clique aqui e saiba como escolher o plano ideal.

 

 

 

COMPARTILHAR

TAGS:

Texto:

Design:

Fonte:

Cadastre-se para receber novidades e notícias