Instituto Unimed-BH

Transformando vidas por meio da cidadania

Programas

O Programa de Responsabilidade Social Cooperativista foi criado com o objetivo de nortear as ações de responsabilidade social da Unimed-BH, visando a compreensão e alinhamento dos processos, em busca dos melhores resultados e da satisfação de todos os públicos com que a Cooperativa se relaciona. 

O Instituto Unimed-BH, braço social da Cooperativa, é responsável por organizar e potencializar iniciativas de caráter sociocultural e socioambiental, alinhados ao negócio da Cooperativa. Para isso, desenvolve ações em cinco programas:
 

Cultura

O Programa Sociocultural Unimed-BH é a maior iniciativa de captação de incentivo fiscal por meio de pessoas físicas no país. O programa, além de fomentar a cultura, contribui para a cadeia da economia criativa gerando mais postos de trabalho, renda e possibilitando a transformação social na área de atuação da Cooperativa. Desde a sua criação, em 2000, o programa já destinou mais de R$120 milhões para o incentivo à cultura. Além dos recursos de pessoas físicas, também são destinados parte do Imposto de Renda devido da Unimed-BH (IRPJ) e, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Meio ambiente

Desde 2010, contribuímos para a cadeia produtiva da coleta e reciclagem de resíduos por meio do projeto Cooperativa Sustentável. São promovidas ações voltadas para a rede de catadores locais, que buscam aumentar a eficiência em gestão e a geração de renda.

Comunidade

Desde 2007, oferecemos cursos de balé clássico, percussão e danças urbanas para crianças e jovens, moradores da Comunidade do Morro das Pedras, por meio da Escola de Artes Instituto Unimed-BH. Com o apoio dos nossos parceiros culturais, também viabilizamos cursos de jogos teatrais para idosos e professores da rede pública, além de manter um coral infantil formado por crianças da rede municipal de ensino.

Voluntariado

Incentivamos os colaboradores e cooperados da Unimed-BH a participar em atividades voluntárias, doando tempo, trabalho e talento em prol de iniciativas que promovam o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida das pessoas que moram nas comunidades vizinhas à Cooperativa.

Adoção de espaços públicos

Desde 2010, a Unimed-BH adota duas praças em Belo Horizonte, por meio do Programa Adote o Verde. O Instituto Unimed-BH contribui nesta parceria por meio do relacionamento com a comunidade, com o poder público e desenvolvendo ações que estimulam a ocupação destes espaços pela população.