Evite recaídas - Unimed-BH

Saúde Sempre

Evite recaídas

Há dois motivos principais para as recaídas:

  • Momentos de crise, como problemas no trabalho, na família ou econômicos; morte na família, acidentes, entre outros. Nessas situações, tenha sempre em mente seu maior motivo para ter abandonado o vício e sua razão mais forte para não voltar a fumar. Procure apoio em familiares, amigos e profissionais de saúde de sua confiança.
  • Momento de excesso de confiança, quando você se sente tão bem que acha possível fumar apenas um ou dois cigarros para se distrair. Lembre-se de que não há fumante social. Evite o primeiro cigarro e você evitará todos os outros.

Dicas para continuar sem fumar

 

  • Viva um dia de cada vez e não se esqueça de que cada dia sem fumar é uma vitória.
  • Evite a primeira tragada.
  • Pratique atividades físicas (consulte seu médico sobre a intensidade dos esforços).
  • Relembre-se das estratégias que criou para lidar com situações difíceis logo que decidiu parar.
  • Evite locais com muitos fumantes ou situações que estimulem o fumo.
  • Tente relaxar e respirar profundamente sempre que estiver estressado.
  • Pense nos benefícios de deixar de fumar e nos malefícios de continuar fumando.
  • Considere que seus motivos para não fumar são maiores do que os motivos para fumar.
  • Faça clareamento dentário após deixar de fumar.
  • Compre periodicamente um presente para você ou para seus familiares com o dinheiro que gastaria na compra do cigarro.
  • Mude rotinas e procure novas atividades.
  • Caso volte a fumar, comprometa-se a abrir mão de algo importante para você.
  • Converse com familiares, amigos, colegas de trabalho e profissionais de saúde e peça apoio.
  • Ajude um amigo a parar de fumar trocando com ele algumas das suas experiências.
  • evite a recaída

     

    evite a recaída 1

    Lembre-se!

    Os mecanismos da dependência perdem força com o tempo. Cada vez que você deixar de fumar quando tiver vontade, estará desfazendo ligações cerebrais entre a inalação de nicotina e a liberação de substâncias que dão prazer. Pensando positivo, fazendo exercícios físicos, amando-se, você continua liberando substâncias que dão prazer como endorfinas e serotonina, o que facilita a manutenção da vida sem tabaco.                                                          

     

Técnicas de relaxamento

Os momentos de estresse e ansiedade são um estímulo para fumar e exercícios de respiração e relaxamento podem ajudar a superá-los.

Respiração diafragmática
A respiração está diretamente relacionada com nossas emoções. É importante lembrar-se dela nos momentos de raiva, ansiedade, angústia, felicidade ou tranquilidade.
  • Em posição confortável, feche os olhos e tente relaxar.
Relaxamento muscular
  • Em posição confortável, com os olhos fechados, respire inspire lenta e profundamente pelo nariz e sinta o abdômen (barriga) expandir. Com os olhos fechados, prenda a respiração por alguns segundos. Em seguida, expire lentamente pelo nariz.
  • Sinta e contraia sucessiva e lentamente a musculatura dos pés, das pernas, do abdômen, do tórax e dos ombros.
  • Em seguida, contraia braços, pescoço, face e cabeça.
  • Mantenha a musculatura contraída por alguns segundos e depois solte-a lentamente.
  • Aos poucos, vá relaxando todo o corpo, mantendo o padrão da respiração diafragmática.
  • Quando se sentir totalmente relaxado, abra os olhos e sorria.
  • Tente manter-se relaxado o dia todo.
Pensamentos relaxantes
  • Posicione-se de maneira confortável, feche os olhos e respire como orientado anteriormente.
  • Relaxe todo o corpo calmamente, esqueça um pouco as preocupações, as angústias, necessidades e urgências. Apenas relaxe, sinta-se bem e aproveite a experiência.
  • Sinta que o local a sua volta está desaparecendo.
  • Em seguida, imagine um lugar calmo, com ar puro, uma brisa suave, temperatura agradável, pássaros voando, céu azul e tudo mais que lhe cause bem-estar.
  • Pense no seu compromisso de parar de fumar, pense que você está conseguindo e que continuará sem fumar.
  • Comece a despertar lentamente e volte aos poucos para o local onde está, muito relaxado e com muita energia.
  • Abra os olhos, sorria e tente se manter relaxado o dia todo.
  • Repita o exercício sempre que necessário, usando sua criatividade para relaxar.
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