Tabagismo - Unimed-BH

Saúde Sempre

ícone setaSaúde Cardiovascular

saúde cardiovascular

Conhecer mais sobre as doenças cardíacas pode ajudá-lo a se prevenir e a se cuidar melhor.

Tabagismo

É possível parar
Todos os anos, cerca de 200 mil pessoas morrem no Brasil em decorrência do tabagismo. Cada cigarro introduz no organismo mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, entre elas a nicotina (responsável pela dependência química). Aproximadamente 25% dos brasileiros adultos são fumantes. O fumo é a maior causa de morte evitável e é responsável por uma em cada oito mortes no mundo, mata mais que a AIDS, acidentes, drogas, suicídios e homicídios juntos. Além das consequências à saúde, o tabagismo provoca enormes custos sociais, econômicos e ambientais. Em países desenvolvidos, os custos relacionados aos cuidados com as doenças associadas ao tabagismo consomem de 6% a 15% do gasto total com saúde.

Fumar eleva os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, respiratórias, além de cânceres e outros males, reduzindo a expectativa de vida. Trata-se da principal causa de morte evitável em todo o mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Diante deste quadro alarmante, a boa notícia é que os benefícios para quem abandona o vício começam a ser sentidos apenas vinte minutos após o fim do último cigarro. Entre cinco a dez anos após largar o vício, o risco do ex-fumante sofrer um infarto será o mesmo que o de um não fumante.

Nesta seção você encontra mais informações sobre os malefícios causados pelo cigarro e motivos para começar uma nova vida. Informe-se aqui sobre como parar e envolva sua família nessa conquista que será de todos. Uma vida sem tabaco é sinal de saúde sempre para desfrutar da companhia daqueles que você ama.

 

Você sabia?

Cliente Unimed-BH tem à sua disposição programas, ações e atividades especiais de acompanhamento ao diabetes, desenvolvidas nos consultórios médicos e Centros de Promoção da Saúde. Clique aqui para conhecer Ações de Promoção da Saúde.
 

Minimizar
Fale Conosco   |   Atendimento On-line   |   Unidisk: 08000 30 30 03   |   Críticas e Sugestões   |  Reajuste Coletivo   |   Política de Privacidade   |   Estatuto Social
ANS