Planejamento familiar - Dispositivos Intrauterinos - Unimed-BH

Saúde Sempre

Planejamento familiar - Dispositivos Intrauterinos

dispositivos intrauterinos (DIU)


O DIU é um pequeno objeto de plástico, em formato de ‘T’, recoberto de cobre ou dotado de uma carga de hormônio que, inserido no útero, evita a gravidez. É um método eficaz de longa duração, que não interfere nas relações sexuais e a fertilidade da mulher retorna logo após a retirada do DIU não hormonal, podendo ocorrer um atraso nesse retorno quando se trata do DIU hormonal.

A colocação é feita por um médico, em consultório, e exige conhecimento técnico para prevenção de infecções.  Se a mulher apresentar reações alérgicas, efeitos secundários e/ou complicações após a colocação do DIU deve procurar imediatamente seu médico. A mulher que usa DIU não hormonal pode ter seu fluxo menstrual aumentado em volume e duração, especialmente no início e ou cólicas Já entre as usuárias do DIU com hormônio (progesterona) ocorre a diminuição do fluxo menstrual até que ele fique ausente.

São feitos acompanhamentos periódicos para avaliar o posicionamento do dispositivo, o que garante sua eficácia. Não é necessário fazer intervalo entre as substituições do DIU, mesmo tendo usado o dispositivo por vários anos. Este método não protege de DSTs e Aids.
 

Para mulheres beneficiárias da Rede Preferencial Unimed­-BH que solicitarem a implantação do DIU, o dispositivo será entregue no consultório do médico da Rede Própria, quando a mesma for realizar o implante. Mulheres beneficiárias da Rede Ampla Unimed-­BH que solicitarem a implantação do DIU deverão retirar previamente o dispositivo nos Centros de Promoção da Saúde Unimed com a guia autorizada e levá-­lo na consulta médica de implantação.

Minimizar
Fale Conosco   |   Atendimento On-line   |   Unidisk: 08000 30 30 03   |   Críticas e Sugestões   |  Reajuste Coletivo   |   Política de Privacidade   |   Estatuto Social
ANS