Cânceres - Unimed-BH

Cânceres

Prevenção e diagnóstico precoce como aliados

Câncer é um termo utilizado para denominar um grupo de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento rápido e desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se e acometer outras regiões do corpo, em um processo denominado metástase.
Entre os principais tipos de câncer que atingem a população mundial estão Próstata, Mama, Cólon e Reto, Pulmão, Colo do Útero e Estômago.

Fatores de risco


As causas de câncer são variadas, podendo ocorrer a partir de agentes externos ou por fatores internos geneticamente herdados.
Os agentes externos, ou seja, os fatores ambientais são considerados os responsáveis pela maioria das ocorrências de câncer, tendo em vista que as mudanças que o ser humano provoca no meio ambiente e as escolhas de diferentes estilos de vida e de consumo podem aumentar ou diminuir o risco de câncer.
O envelhecimento é considerado outro fator importante para o estabelecimento da doença. A incidência do câncer aumenta de forma importante com o avanço da idade, devido ao risco acumulado durante a vida, associado com a tendência de que os mecanismos de defesa e de controle celular tendem a ser menos eficazes com o envelhecimento do indivíduo.

Prevenção e tratamento


A melhor maneira de combater o câncer é a sua prevenção. Isso inclui a adoção de um modo de vida mais saudável, evitando exposição a substâncias causadoras de câncer e pelo tratamento bem sucedido de lesões pré-cancerígenas.
Atualmente, mais da metade de todos os tipos de câncer pode ser tratada e curada. Quanto mais cedo for diagnosticado e iniciado o tratamento, maiores as possibilidades de cura.
Exames específicos, realizados regularmente por profissionais da saúde, podem detectar o câncer em estágios iniciais, período este onde o tratamento é menos invasivo e mais bem-sucedido. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença.

No menu ao lado você encontra informações sobre alguns tipos mais comuns de câncer e como proceder para evitá-los. Fique atento especialmente às indicações de prevenção e exames. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

Minimizar
Fale Conosco   |   Atendimento On-line   |   Unidisk: 08000 30 30 03   |   Críticas e Sugestões   |  Reajuste Coletivo   |   Política de Privacidade   |   Estatuto Social
ANS